FENG SHUI  
 

O QUE É?

AS DIFERENÇAS ENTRE AS ESCOLAS DE FENG SHUI

FENG SHUI PRÂNICO

ROTEIRO PARA ANÁLISE DE HARMONIZAÇÃO DE AMBIENTE

NA ARQUITETURA E NA DECORAÇÃO

DESORDEM X LIMPEZA

QUESTIONÁRIO "ANÁLISE PARA O FENG SHUI"

QUESTIONÁRIO “ANÁLISE PRÂNICO EMPRESARIAL”


Uma das maiores dificuldades que as pessoas encontram na hora de estudar ou ler sobre o Feng Shui é entender os vários termos desta Técnica de Harmonização de Ambientes.

Para facilitar e "falar a mesma língua", elaboramos um Glossário com os principais termos do Feng Shui. Cada termo será explicado de uma forma objetiva e prática.

AMBIENTE: todo e qualquer local onde circula a Energia Chi e se pode aplicar o Feng Shui.

BAGUA: uma das técnicas do Feng Shui de se estudar e mapear as energias dos ambientes. O Bagua tem a forma octogonal e cada lado ou "guá" representa os principais aspectos ou energias de nossa vida (trabalho, sabedoria, família, prosperidade, fama, relacionamento afetivo, criatividade e amigos). Cada "guá" está associado aos oito trigramas do I Ching. Quando se aplica o Bagua, por exemplo, sobre a planta de uma casa, faz-se o mapa das energias dela, procurando harmonizá-la.

BAGUA DE PROTEÇÃO: um dos principais instrumentos do Feng Shui. É um talismã usado para proteger os ambientes das Energias negativas. Tem a forma octogonal e é vendido nas lojas esotéricas.

CHEN: um dos oitos trigramas do I Ching. Significa o Trovão.

CHI: representa Energia Vital. Esta Energia está em tudo e todos. É um dos principais pontos do Feng Shui e harmoniza a circulação da Energia Chi nos ambientes.

CHIEN: um dos oito trigramas. Significa o céu.

CINCO ELEMENTOS = CINCO FASES: Diferentes propriedades assumidas pelo qi em seu ciclo de mutação. Cada fase compreende uma freqüência vibratória e está associada a cores, as formas, aos materiais e sons usados como remédios, "curas", pelo Feng Shui.

CURAS: cura no Feng Shui representa a solução dada a um problema encontrado em um ambiente, por exemplo, durante uma Consultoria de Harmonização de Ambientes.

DRAGÃO: um dos Quatro Animais Sagrados do Feng Shui.

ELEMENTOS: são os cinco elementos do Feng Shui - Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água.

ESTRELA: Nome simbólico para um tipo de energia analisada pelo Feng Shui. Há no total 9 tipos de estrelas, que se combinam de formas variadas nos diferentes palácios.

FENG SHUI: técnica chinesa que estuda, equilibra e harmoniza a circulação da energia Chi nos ambientes, bem como os energiza. Feng significa "Vento" e Shui, "Água", que são formas de Energia em constante movimento.

FÊNIX: um dos Quatro Animais Sagrados do Feng Shui.

FLECHAS INVISÍVEIS: em geral são "cantos vivos" de construções, dos quais se emana uma energia negativa (SHA) para as estruturas vizinhas.

GRUPO LESTE: Formado por pessoas e imóveis com trigrama associado a 1=Kun, 3=Zhen, 4=Xun e o 9=Li.

GRUPO OESTE: Formado por pessoas e imóveis com trigrama associado a 2=Kun, 6=Qian, 7=Dui, 8=Gen.

GUÁ: São os lados do Bagua, num total de oito gomos. Cada lado representa uma das energias de nossa vida, automaticamente fazendo correspondência também aos eixos magnéticos.

HEXAGRAMA: figura de seis lados, das quais surgem 64 no I Ching.

I CHING: muito mais que um oráculo, o I Ching é fonte de conhecimento para quem o estuda e o pratica.

KAN: um dos oito trigramas do I Ching. Significa Água.

KEN: um dos oito trigramas do I Ching. Significa a Montanha.

KUN: um dos oito trigramas do I Ching. Significa a Terra.

LI: um dos oito trigramas do I Ching. Significa o Fogo.

PA KUA: outra designação para o Bagua.

PALÁCIO: O mesmo que Setor=Guá.

QI: Energia, sopro. O qi estudado pelo Feng Shui é formado pela combinação das energias emanadas dos astros, da Terra e dos seres que nela habitam.

SHA (SHAR CHI): é a Energia negativa dentro do Feng Shui.

SERPENTE: um dos Quatro Animais Sagrados do Feng Shui.

SETOR: Intervalo de 45º correspondente a cada uma das oito direções da Rosa-dos-Ventos. Cada setor tem seu elemento próprio e recebe diversas estrelas fixas e temporárias.

TAI CHI: é o centro do Bagua e representa o equilíbrio das forças. Está ligado à saúde.

TAO: filosofia ou modo de vida oriental. É representado por um círculo dividido por uma linha sinuosa que delimita duas partes - o YIN e o YANG - que são duas forças complementares dentro do Feng Shui.

TRIGRAMA: Conjunto de 3 linhas (inteira ou partidas) cuja simbologia deriva do clássico chinês "I CHING" (O livro das Mutações). Há no total 8 trigramas.

YANG: é a força positiva/masculina dentro do TAO. Na Vida, representa a luz, o calor, o movimento etc.

YIN: é a força negativa/feminina dentro do TAO. Na Vida, representa a escuridão, o frio, o estático etc.

 

Copyright© 2009 Márcia Cristina Gil Terapeuta Holística - Todos os direitos reservados. - Mapa do Site
Projeto: DesignR / Desenvolvimento: Web3dr