FENG SHUI  
 

GLOSSÁRIO DO FENG SHUI

AS DIFERENÇAS ENTRE AS ESCOLAS DE FENG SHUI

FENG SHUI PRÂNICO

ROTEIRO PARA ANÁLISE DE HARMONIZAÇÃO DE AMBIENTE

NA ARQUITETURA E NA DECORAÇÃO

DESORDEM X LIMPEZA

QUESTIONÁRIO "ANÁLISE PARA O FENG SHUI"

QUESTIONÁRIO “ANÁLISE PRÂNICO EMPRESARIAL”

O QUE É?

Atualmente é considerada, em vários países do mundo onde é aplicada, uma das ferramentas mais eficazes para o gerenciamento de energias do ambiente com as pessoas.

O seu conjunto de técnicas utiliza dados astronômicos, geológicos, meteorológicos, astrológicos e da medicina chinesa para calcular a presença e a distribuição da energia nos ambientes, e como ela influencia a vida dos seres humanos.

 Após uma rigorosa análise individual de cada local e pessoa, o Feng Shui oferece um vasto leque de recursos para aumentar as energias positivas e neutralizar as negativas, harmonizando o ambiente e aqueles que nele habitam ou trabalham. Os efeitos benéficos deste processo são profundos e variados, fazendo sentir em todos os âmbitos da vivência humana.

Por meio das técnicas do Feng Shui, foram identificados ao longo do tempo os principais ciclos energéticos da natureza e seus interferentes nos seres vivos.

 O ciclo construtivo ou produtivo segue o seguinte fluxo: água nutre madeira, a madeira alimenta o fogo, o fogo gera terra, terra gera metal e metal conduz água, que é responsável pela produção, crescimento, relacionamento, fluidez e locais altamente agradáveis para os seres vivos. E o ciclo destrutivo e inibidor ou dominador: fogo destrói metal, metal destrói madeira, madeira perfura a terra, terra domina água e água domina fogo. Os locais onde predominam os ciclos destrutivos são ambientes desagradáveis, improdutivos, ou seja, não adequados para o ser humano.

Todos os homens possuem um elemento da natureza predominante definido no momento do nascimento.  Essa essência pura é a manifestação do universo que marca o tempo no qual vamos viver. Por isto é tão importante conhecermos nosso elemento mais forte para que utilizemos o ciclo construtivo.

É importante frisar, porém, que o Feng Shui não é superstição ou simples esoterismo chinês, e nem resolve todos os males da humanidade. O Feng Shui é apenas uma das influências em nossas vidas e não pode alterar os acontecimentos do “destino” (que aqui pode ser entendido também como constituição genética ou bioenergética) de uma pessoa.

No caso do um imóvel, podemos quase sempre manipular e modificar até mesmo a própria estrutura arquitetônica, mudar uma porta de lugar, criar um fluxo diferente do original, reformar etc. Sempre com a finalidade de que o ambiente possa ajudar as pessoas a desenvolver ao máximo o seu potencial de vitalidade, bem estar, produtividade e conseqüentemente a prosperidade. Mas desde que os moradores também se esforcem para isso e realmente executem as recomendações do Feng Shui. Importantíssimo colocarmos a INTENÇÃO sobre o que desejamos.

Gostaria de enfatizar que não se pode ter saúde física ou prosperidade sem um equilíbrio geral do ambiente em que vivemos. Nós somos o que comemos, o que vestimos e onde moramos. A saúde do ser humano depende do equilíbrio de seu SER como um todo. Nós somos seres que podemos e devemos ter consciência de que saúde não é só ausência de doença, é o equilíbrio entre todos os aspectos de nossas vidas e o respeito pela vida de todos os seres e seus ecossistemas, inclusive o nosso ecossistema empresarial e pessoal.

OBJETIVOS DO FENG SHUI

O objetivo do Feng Shui é atrair a energia positiva e, dentro do possível, eliminar e/ou afastar a negativa. Defende a vida em harmonia com o meio ambiente e suas linhas de energia, de modo que haja um equilíbrio adequado entre as forças da natureza. Essas energias invisíveis, positivas e negativas, podem produzir harmonia e discórdia, saúde e doença, prosperidade e pobreza. Cada avaliação de Feng Shui é única, relativa às influências magnéticas do local, da edificação e de seus habitantes.

 O homem é um ser cujo humor, produtividade e repouso dependem da harmonia do ambiente em que ele vive e trabalha. Há lugares em que nos sentimos bem e não temos vontade de sair; outros há, porém, que não vemos a hora de ir embora, com a intenção de nunca mais voltar. Devemos refletir no que estará por trás dessa simpatia ou antipatia por ambientes? Por que nosso humor varia tanto de um local para outro? Por que repousamos tão bem em alguns locais e em outros locais levantamos quebrados? Por que nossa motivação e produtividade profissional variam tanto com a localização e o layout de nosso escritório? Por que apenas alguns dias na praia ou no sítio nos recarregam tanto as baterias vitais?

 "São muitos os caminhos que levam à saúde e à prosperidade, mas todos eles iniciam em você, no seu desejo de crescer e de se melhorar, na sua intenção e persistência em vencer os obstáculos, na sua autoconfiança. Da forma como entendemos e aplicamos, o Feng Shui pode ser que seja também o seu caminho de transformação e crescimento pessoal."

 

Copyright© 2009 Márcia Cristina Gil Terapeuta Holística - Todos os direitos reservados. - Mapa do Site
Projeto: DesignR / Desenvolvimento: Web3dr