TÉCNICAS COMPLEMENTARES  
 

FLORAIS

O FLORAL MAIS ADEQUADO

AURICULOTERAPIA

I CHING

CRISTAIS-QUARTZO

QUESTIONÁRIO
“ESTUDO PERSONALIZADO”
O SIGNIFICADO DO HEXAGRAMA

Um hexagrama consiste de seis linhas, representando o homem. O homem é composto de espírito, mente e corpo. As duas linhas inferiores representam o corpo, o ambiente, o mundo. As duas linhas intermediárias representam o homem ou mente e as duas linhas superiores representam o espírito.

Deus é o Espírito Vivo Todo-Poderoso, Uno e Indivisível. Para os propósitos de criação Deus divide a si mesmo em dois, o masculino e o feminino, o princípio do pai e mãe.

Em outras palavras, o princípio masculino é chamado 1, o feminino 2. Da união dos dois provém o 3 ou o mundo inteiro. Criativo e Receptivo são as palavras usadas pelo I Ching para representar o princípio pai-mãe. A sabedoria chinesa ressalta que o Universo inteiro, - animais, homem e as galáxias infinitas do espaço - provém da interação desses dois princípios. Essa é a verdadeira base dos ensinamentos do I Ching.

Em termos psicológicos a essência do ensinamento do I Ching é que se o consciente e o inconsciente trabalharem juntos, harmoniosamente, pacificamente e sincronizadamente, de acordo com as idéias Divinas e as verdades eternas, os frutos (resultados, experiências) dessa interação harmoniosa serão saúde, felicidade, paz, abundância e segurança. Do mesmo modo, fisicamente, homem e mulher trabalhando juntos harmoniosamente, amando um ao outro, cada um exaltando Deus no outro, o casamento se torna mais abençoado com o passar dos anos. Eles prosperam, são felizes, realizam todos os seus empreendimentos e seus filhos refletem o amor e harmonia dos pais.

O significado psicológico dos números Seis, Sete, Oito e Nove no I Ching

Seis é o símbolo da estrela de seis pontas, que significa o relacionamento harmonioso entre o consciente e o inconsciente. Em termos bíblicos e metafísicos seis dias se referem ao período para impregnar ou transmitir uma idéia ou desejo ao inconsciente. Isto pode levar um minuto, uma hora, uma semana ou um mês, dependendo do seu desenvolvimento espiritual e da natureza do pedido.

O sete significa um senso de unidade com Deus. Significa a impregnação Divina ou o intervalo de tempo entre a impregnação do inconsciente e a manifestação objetiva resultante. É também chamado de sábado ou sétimo dia, e psicologicamente segue-se aos seis dias de trabalho, o que significa simplesmente que uma sensação de repouso se segue à aceitação subjetiva do desejo. O sete significa sabedoria oculta, repouso, quietude, sossego.

Oito é um símbolo de infinito que não tem princípio nem fim. Significa também esplendor, plenitude, grandeza, imensidade, infinidade. Psicologicamente é o momento da conscientização de que o EU SOU é Deus, isto é, Ser, Vida, Consciência. Oito significa que você está se movendo para a frente, para cima, e para Deus.

Nove como o último da série de símbolos numéricos, representa realização, consecução, concretização, o fim de um ciclo. Cada fim é a semente de um novo começo. Em termos psicológicos nove significa um novo nascimento em Deus, pelo qual o seu intelecto é iluminado pelo Altíssimo.

SINCRONIA

Tudo o que ocorre em nosso mundo objetivo ou manifesto coincide com impressões feitas no inconsciente. O estado de consciência representa o que pensamos, sentimos, acreditamos e aceitamos mentalmente. Ele representa ainda a soma total do condicionamento e impressões conscientes e inconscientes.

A sincronia se dá quando o estado subjetivo da mente torna-se paralelo ao estado objetivo.

O hexagrama que você recebe quando consulta o I Ching revela o seu atual estado de consciência e explica, simbolicamente, o que se seguirá objetivamente, como uma decorrência do conteúdo do inconsciente.

A consulta ao I Ching revela eventos antes que ocorram objetivamente porque o inconsciente tudo sabe e quando confiamos nele implicitamente, recebemos avisos e impulsos que nos abençoam de incontáveis maneiras.

Mas para que isso se dê, é preciso acreditar com toda a sinceridade e não apenas fingir acreditar que a Inteligência Infinita está nos guiando e orientando por todos os nossos caminhos e em todos os nossos pensamentos, palavras e atos.

Para ter certeza da verdadeira orientação, a motivação deve ser saudável e baseada na Lei do Amor, ou seja, desejar para todos os homens o que deseja para si próprio. Confie no Princípio Orientador, sabendo que ele sempre responderá à sua solicitação, de forma a ajudá-lo a encontrar harmonia e paz.

 

Copyright© 2009 Márcia Cristina Gil Terapeuta Holística - Todos os direitos reservados. - Mapa do Site
Projeto: DesignR / Desenvolvimento: Web3dr