TÉCNICAS COMPLEMENTARES  
 

FLORAIS

O FLORAL MAIS ADEQUADO

AURICULOTERAPIA

I CHING

CRISTAIS-QUARTZO

QUESTIONÁRIO
“ESTUDO PERSONALIZADO”
I CHING

O QUE É?

O I ching, ou livro das mutações é considerado o mais antigo oráculo do mundo com mais de cinco mil anos. Na literatura chinesa são indicados quatro mestres como autores do Livro das Mutações: Fu-Xi, o rei Wen, Confúcio e o duque de Chou, livro esse que serviu de fonte para correntes do pensamento chinês: o taoísmo e o confucionismo.

Talvez o mais importante conceito do Iching seja que tudo passa, ou seja, nada é constante.

O I Ching não é um livro de adivinhação, mas um oráculo que lhe permite acionar os domínios espirituais do inconsciente.

O I ching é composto por sessenta e quatro hexagramas, combinados em oito trigramas (céu, trovão, água, montanha, terra, vento, fogo, e lago).

Sua consulta oracular é feita através de cinqüenta varetas em que uma é separada e o restante é trabalhado para obtenção das respostas. Já no Japão a consulta é feita lançando três moedas iguais ao acaso por seis vezes, determinando um valor, com isso chega-se às sessenta e quatro linhas possíveis do hexagrama, no lugar das varetas.

Os místicos chineses que codificaram as mensagens do I Ching eram mestres em psicologia e perceberam, intuitivamente, as leis que governam o cosmos e as sociedades humanas. Aceitaram os opostos neste mundo e o princípio da mudança constante que existe no Universo.

Um dos mais importantes conceitos revelados pelo I Ching é o de que tudo passa, nada é permanente no Universo, e por isso, devemos nos voltar para o nosso centro interior, onde o Tao ou Deus habita, criando uma harmonia com Ele.
Quando isso acontece, conciliamos os opostos em nossa vida e trazemos o equilíbrio, a serenidade, a confiança e a tranqüilidade para enfrentar qualquer tipo de situação.

O JOGO DAS MOEDAS

O lançamento das moedas no I Ching é um acesso mecânico para recorrer à fonte espiritual de sabedoria que existe nas profundezas de nosso inconsciente. Esta semente divina, que todo ser humano carrega dentro de si, recebe os mais diversos nomes: Ser Infinito, Eu Superior, Consciência Superior, Inteligência Infinita, Sabedoria Infinita.

Mas seja qual for a denominação utilizada, o que realmente conta é tornar-se passivo e receptivo para entrar em contato com essa fonte divina, pois nela encontram-se as respostas para todos os problemas que afligem o homem.

O I Ching revela como você pode obter paz e harmonia interior, sintonizando-se com a Sabedoria Infinita que existe dentro de você e assim trazer serenidade e equilíbrio para sua vida.

O hexagrama resultante do jogo das moedas, revela o seu estado mental atual ou o de outra pessoa. Compreendendo isso, você decidirá qual a sua próxima providência. Ele não lhe dá uma orientação específica mas fala a seu respeito. Lendo a mensagem e interpretando a si mesmo, você estabelecerá harmonia e unidade em seu interior, e tudo estará bem.

O CONCEITO DE TEMPO NO I CHING

A sabedoria do I Ching revela que há um tempo para tudo. Há tempo para semear e para colher, tempo para trabalhar e para descansar. Há um tempo para agir e um tempo para permanecer quieto e sereno.

O tempo também é psicológico e se refere a um estado de consciência. Quando há confusão, mágoa e hostilidade no inconsciente, o hexagrama ressalta que é o tempo errado para tomar uma decisão e que insistir nessa atitude só trará perda e fracasso.

O I Ching não é um livro de adivinhação, mas um oráculo que lhe permite ativar os poderes espirituais do inconsciente. Ao se pedir uma resposta ao I Ching deve-se fazê-lo com reverência e respeito, pois estamos consultando a sabedoria dos tempos. Quando se permanece em sintonia com o Infinito, nenhuma mudança pode ser capaz de perturbar-nos.

 

Copyright© 2009 Márcia Cristina Gil Terapeuta Holística - Todos os direitos reservados. - Mapa do Site
Projeto: DesignR / Desenvolvimento: Web3dr